4 de janeiro de 2013

Como comprar uma moto usada

vai aí algumas dicas pra quem quer comprar uma moto usada. Não é um manual, são apenas alguns toques que eu acho que podem ajudar a fazer um bom negócio, principalmente para evitar surpresas desagradáveis.



1 – perguntar onde era feita a manutenção da moto e se existem registros na oficina. Era uma boa oficina? O dono ou mecânico sabe quando terá de fazer, por exemplo, a próxima troca de óleo da suspensão?
É uma boa pergunta pra ver se ele é cuidadoso com a moto.

2 – Problemas em itens como pneus, freios e transmissão, entre outros, demonstram que você terá que gastar dinheiro logo, e devem ser negociados pois aumentam o custo pro comprador.

3 – SUSPENSÃO: Verifique vazamento de óleo dos amortecedores(dianteiro e traseiro) e folgas na balança. Inspecione o cromado do tubo da suspensão dianteira. Não deve ter nenhum risco. Verifique também o alinhamento do garfo (olhando de longe) pra verificar se a moto já bateu.

4 – EMBREAGEM: Verifique se as regulagens do cabo da embreagem já estão próximas do fim. Engate a primeira, aperte a embreagem e empurre a moto. Não deve ser muito diferente do que em ponto morto(mas em algumas motos a embreagem segura um pouco). Com a moto ligada, verifique o funcionamento suave e se as marchas e o ponto morto entram fácil.

5 – FREIO: Empurre a moto desligada e acione um dos freios suavemente. A moto deve parar de imediato, e tão logo o freio seja solto, deve liberar a roda totalmente, sem ficar agarrando. Repita o procedimento com o outro freio e não esqueça de verificar a espessura dos discos e pastilhas.

6 - Confira os números do chassi no próprio veículo, devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes.

7 - Saber procurar por algum defeito na moto. Por exemplo, procurar trincas e soldas no chassi fica mais fácil se você sabe onde aquele modelo costuma rachar

8 – Olhe por baixo do motor, procurando por alguma solda ou amassado. Verificar o nível e o estado do óleo do motor e do líquido do radiador.
Procure vazamentos nas juntas. Verifique o estado do escapamento. Procure sinal de óleo queimado na ponteira.Uma sujeira preta seca não é problema mas se estiver com aspecto molhado pode ser sinal de motor gasto. Checar se o filtro de ar está limpo.

9 - Antes de fechar negócio, confira documentos como comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório (DPVAT);
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo/contrato de venda). Prefira os documentos originais do veículo e verifique-os com órgãos oficiais competentes.




É isso galera, pilote sempre equipado, e 'piperos', CEROL NÃO!

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