• Segundo o Greenpeace, o lixo eletrônico no mundo é da ordem de 50 milhões de toneladas por ano (dados de 2008). Se colocássemos esse material em vagões, o “trem” daria a volta na Terra.
• A maior parte dos 315 milhões de computadores que foram descartados no mundo, entre 1997 – quando começou a popularização desses equipamentos - e 2004, foi parar em aterros sanitários (dado MIT – 2009).
• No Brasil são jogadas no lixo, anualmente, 1,2 bilhões de pilhas, sendo 800 milhões produzidas legalmente e 400 milhões importadas ilegalmente (as pilhas ilegais possuem teores muito mais altos de metais pesados e outros contaminantes).
• A utilização de computadores emite CO2, gás de efeito estufa. Os “datacenters” do mundo são responsáveis pela emissão de 2% de todo esse gás gerado no planeta.
• Não se sabe a quantidade exata de lixo eletrônico existente no Brasil. Porém, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o número de aparelhos celulares em uso chega à marca de 130,5 milhões de unidades, e a de computadores, nas empresas e residências, à 50 milhões de aparelhos, que muito brevemente ficarão obsoletos e serão substituídos por equipamentos mais modernos.
Mas como agir em relação ao seu lixo eletrônico?
Se você quer ser ambientalmente responsável no que se refere ao seu lixo, vai aí algumas dicas:
1. Exercite o consumo consciente. Antes de comprar um aparelho, verifique se:
a - ele contém chumbo (se tiver, não compre)
b - possui sistema de economia de energia (se não tiver, não compre)
c - a empresa fabricante oferece sistema de recolhimento e reciclagem, quando você quiser se desfazer do equipamento (como são poucas as empresas que oferecem esse serviço, não dá para descartar todas as outras. Mas dê preferência aos produtos de empresas mais responsáveis).
2. Preserve recursos naturais. Durante o uso, siga as recomendações do fabricante para redução do uso de energia e para aumentar a durabilidade do aparelho e/ou das baterias. Não deixe os aparelhos ligados sem necessidade (ainda economiza uma grana com isso).
3. Amplie a vida útil de seu equipamento. Não se desfaça do aparelho por “modismos”. Troque apenas quando realmente precisar de um mais moderno.
4. Responsabilize-se pelo destino do seu lixo eletrônico. Para descartar o equipamento usado, entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo. Há várias iniciativas nesse sentido. Se você é um consumidor corporativo(empresa), procure, se possível, doar seus equipamentos para essas entidades.
fonte: institutogea.org.br
inovacaotecnologica.com.br
20 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário