19 de janeiro de 2013

Paradigmas


Paradigma são valores e preconceitos que cada ser humano detêm em seu subconsciente, como um padrão a ser seguido.
Abaixo segue um texto que pode exemplificar melhor o que é ou como nasce um paradigma.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.
Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram.
Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, provavelmente a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."


Não devem perder a oportunidade de passar esta história para os seus amigos, para que, de vez em quando, se questionem porque fazem algumas coisas sem pensar ...


"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO"
Albert Einstein



4 de janeiro de 2013

Como comprar uma moto usada

vai aí algumas dicas pra quem quer comprar uma moto usada. Não é um manual, são apenas alguns toques que eu acho que podem ajudar a fazer um bom negócio, principalmente para evitar surpresas desagradáveis.



1 – perguntar onde era feita a manutenção da moto e se existem registros na oficina. Era uma boa oficina? O dono ou mecânico sabe quando terá de fazer, por exemplo, a próxima troca de óleo da suspensão?
É uma boa pergunta pra ver se ele é cuidadoso com a moto.

2 – Problemas em itens como pneus, freios e transmissão, entre outros, demonstram que você terá que gastar dinheiro logo, e devem ser negociados pois aumentam o custo pro comprador.

3 – SUSPENSÃO: Verifique vazamento de óleo dos amortecedores(dianteiro e traseiro) e folgas na balança. Inspecione o cromado do tubo da suspensão dianteira. Não deve ter nenhum risco. Verifique também o alinhamento do garfo (olhando de longe) pra verificar se a moto já bateu.

4 – EMBREAGEM: Verifique se as regulagens do cabo da embreagem já estão próximas do fim. Engate a primeira, aperte a embreagem e empurre a moto. Não deve ser muito diferente do que em ponto morto(mas em algumas motos a embreagem segura um pouco). Com a moto ligada, verifique o funcionamento suave e se as marchas e o ponto morto entram fácil.

5 – FREIO: Empurre a moto desligada e acione um dos freios suavemente. A moto deve parar de imediato, e tão logo o freio seja solto, deve liberar a roda totalmente, sem ficar agarrando. Repita o procedimento com o outro freio e não esqueça de verificar a espessura dos discos e pastilhas.

6 - Confira os números do chassi no próprio veículo, devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes.

7 - Saber procurar por algum defeito na moto. Por exemplo, procurar trincas e soldas no chassi fica mais fácil se você sabe onde aquele modelo costuma rachar

8 – Olhe por baixo do motor, procurando por alguma solda ou amassado. Verificar o nível e o estado do óleo do motor e do líquido do radiador.
Procure vazamentos nas juntas. Verifique o estado do escapamento. Procure sinal de óleo queimado na ponteira.Uma sujeira preta seca não é problema mas se estiver com aspecto molhado pode ser sinal de motor gasto. Checar se o filtro de ar está limpo.

9 - Antes de fechar negócio, confira documentos como comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório (DPVAT);
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo/contrato de venda). Prefira os documentos originais do veículo e verifique-os com órgãos oficiais competentes.




É isso galera, pilote sempre equipado, e 'piperos', CEROL NÃO!

Seguidores